exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Software

Apple: usem bisnagas e não pistolas

A Apple vai lançar uma lista de novos emojis em setembro. Alguns deles pretendem acabar com estereótipos e preconceitos.

  • 333

A Apple decidiu substituir o revólver por uma bisnaga na lista de emojis que disponibiliza aos consumidores. A mudança vai produzir efeito a partir de setembro, com o lançamento de 100 novos emojis.

A substituição de o desenho de uma arma real por um brinquedo que esguicha água pode ser encarada como uma tomada de posição da fabricante do iPhone face ao debate e aos confrontos que têm vindo a dominar a agenda nos EUA, depois de dois cidadãos afro-americanos terem sido assassinados pela polícia, e vários polícias terem sido vitimados por atiradores decididos a retaliar sobre a morte de cidadãos negros sem justificação aparente.

Esta não é a única iniciativa que pretende representar um corte com preconceitos e estereótipos na nova lista de emojis da Apple: uma bandeira com o arco-íris, desenhos de mulheres atletas, polícias, trabalhadores da construção e famílias monoparentais destacam-se entre as figuras estreants.

Os novos emojis foram desenvolvidos em parceria com a Unicode Consortium, que detém os direitos dos dos desenhos usados nos emojis, informa o The Guardian.

  • 333