exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Software

Vodafone lança app que só deixa ver TV depois TPC

Com a Studo, qualquer pai pode configurar as questões que deverão ser apresentadas junto dos respetivos filhos antes das tradicionais sessões de TV

  • 333

A regra já tem décadas, mas acaba de ser revisitada pela Vodafone: Com a Studo, a TV só fica disponível depois dos TPC estarem feitos. A app acaba de ser lançada gratuitamente para os clientes TV+Net+Voz, da Vodafone.

A nova app de TV pretende funcionar como uma ferramenta configurável pelos encarregados de educação. «A televisão está bloqueada até que os alunos consigam completar, com sucesso, o plano de estudo definido pelos pais. São eles que controlam e decidem os dias, as horas e o número de perguntas que querem que os filhos respondam. O conteúdo, que nesta fase de lançamento é focado na disciplina de matemática, está alinhado com o Programa Curricular do Ensino Primário», refere um comunicado da Vodafone.

A Studo só fica disponível depois de cada criança criar uma personagem e indicar o ano letivo em que se encontra, e as áreas da matemática em que os exercícios poderão incidir. Além do desbloqueio da TV, há ainda uma fator de “gamificação” que pretende funcionar como um motivação extra: «Por cada resposta correta ganham-se pontos, fazendo-se assim evoluir a personagem ao ritmo do desempenho de cada um na aplicação. Quando a resposta está errada, a Studo fornece ajuda para melhorar a compreensão da matéria», acrescenta a Vodafone.

A Studo foi idealizada por João Tiago Martins, professor do Ensino Básico. O projeto participou no concurso TV Innovation Challenge, que foi promovido pelo Vodafone Power Lab. A implementação desta app de TV que é um exclusivo da Vodafone ficou a cargo da Bold International.

  • 333