exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Software

Desde 13 de setembro que as impressoras HP só aceitam tinteiros da… HP

Fairchild

A HP lançou uma atualização de software que inviabiliza o uso de tinteiros alternativos em impressoras das gamas OfficeJet, OfficeJet Pro e OfficeJet Pro X

  • 333

A HP lançou um update de software que limita o funcionamento das respetivas impressoras a tinteiros da própria marca. As impressoras que tenham instalado a atualização de software deixaram de reconhecer, desde 13 de setembro, tinteiros das denominadas “marcas brancas”, que costumam ser comercializadas a preços mais em conta que os tinteiros da HP.

«Cartridge problem», «one or more cartridges are missing or damaged» ou «older generation cartridge» - eis as mensagens de alerta que passam a ser emitidas pelas impressoras que procederam à atualização de software e recebem tinteiros de marcas alternativas.

A atualização destinou-se às impressoras das gamas OfficeJet, OfficeJet Pro e OfficeJet Pro X. A HP explica que nalguns modelos a incompatibilidade com tinteiros alternativos já se encontrava definida no software original das impressoras. Noutros casos, foi necessário proceder à atualização do software.

De acordo com a BBC, apenas os tinteiros que não dispõem do chip de segurança produzido pela HP não poderão ser usados nas impressoras que receberam a atualização de software. O que significa que as marcas alternativas que, eventualmente, comercializem tinteiros que tenham chips de segurança da HP ou que estejam focadas no reenchimento de tinteiros de tinteiros da HP não deverão deparar-se com problemas de incompatibilidade.

A BBC dá conta de várias queixas – algumas delas alegam que a HP fez a atualização sem aviso ou permissão. Para os fabricantes de tinteiros alternativos é uma parte considerável do negócio que está em causa. A HP responde em comunicado: «O objetivo desta atualização é proteger as inovações e a propriedade intelectual da HP» .

  • 333