A Google acaba de alargar a disputa comercial às apps de mensagens instantâneas com o lançamento da aplicação Allo. Quem usa Whatsapp poderá achar que nada de novo há neste lançamento – mas também poderá sentir-se tentado a testar o novo serviço, que acaba de ser lançado para iOS e Android. Até porque a Allo contém quase todas as funcionalidades que existem atualmente nas aplicações de mensagens instantâneas e ainda inclui um assistente virtual que consegue interpretar perguntas escritas e produzir, autonomamente, respostas a essas perguntas.
Por que é que um utilizador haveria de preferir trocar mensagens com um assistente virtual quando pode enviar mensagens a humanos? A resposta poderá variar consoante o propósito. O assistente virtual, que deverá surgir representado dentro da app com a denominação @google chatbot, está apto a fazer pesquisas na Internet para apresentar respostas relacionadas com a localização de serviços, horários, eventos ou apenas curiosidades.
O chatbot da Google estreou dentro do Allo, mas é de prever o uso deste assistente virtual noutros produtos e serviços da gigante tecnológica. O Google Home, que deverá estrear no final do ano, é o próximo serviço a integrar o novo assistente virtual.
Com os humanos, o diálogo processa-se de forma menos previsível, apesar de a Google também ter começado a disponibilizar ferramentas que promovem o automatismo das respostas. A gigante de Mountain View transpôs para a nova app a funcionalidade de “smart reply” que já havia começado a disponibilizar nas caixas de correio do Gmail. Esta ferramenta está apta a reconhecer imagens e textos que se encontram nas diferentes mensagens – e consoante o contexto ou o significado propõe respostas rápidas que o utilizador pode ou não adotar.
De acordo com o The Guardian, a app Allo disponibiliza ferramentas que contemplam o envio de stickers, emojis e desenhos, além das já referidas mensagens escritas. As comunicações do WhatsApp estão cifradas “por defeito”, mas a Google adotou uma posição diferente sobre esta matéria: caso pretendam privacidade nas comunicações, os utilizadores do Allo terão de enveredar pelo “incognito mode”, que limita as possibilidades de interceção das comunicações.