exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Software

Office 2013 passa a ter bloqueador de macros para evitar ataques

Era uma técnica bastante popular, que caiu em desuso e que voltou a estar na moda. Os ataques cibernéticos através de macros passam a ter vida difícil no Office 2013.

  • 333

Exame Informática

A Microsoft estreou o bloqueador de macros no Office 2016 e a comunidade aplaudiu a iniciativa, mas pediu que a alteração chegasse também às versões anteriores. Redmond ouviu e agora a funcionalidade está disponível também no Office 2013. Os administradores de sistemas podem ter este bloqueador instalado, de forma a tirar o erro de utilizadores da equação e manter as máquinas seguras.

Os responsáveis podem escolher e configurar políticas de grupo que inibam por completo as macros ou que amplifiquem os alertas que o utilizador recebe normalmente quando a macro é ativada, noticia a Computerworld.

O ataque com recurso a macros foi bastante popular até a Microsoft ter apertado a segurança no Office e a técnica ter caído em desuso. No entanto, com alguma engenharia social, os hackers descobriram que conseguiam tornar a convencer os utilizadores a abrir documentos e infetar as máquinas dessa forma. Agora, a Microsoft volta a reforçar os mecanismos de proteção disponíveis, nomeadamente no Office.

  • 333