exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Software

Extensões do Chrome alertam para notícias falsas

Ainda na sequência da polémica das notícias falsas espalhadas no Facebook e pelo Google: há pelo menos duas extensões do Chrome que alertam o utilizador para a veracidade dos conteúdos publicados.

  • 333

A Google e o Facebook anunciaram esta semana esforços para bloquear as receitas publicitárias de sites que sejam conotados como portadores de notícias falsas. Para proteger os utilizadores, no entanto, há pelo menos duas extensões do Chrome que alertam o utilizador de que a página onde estão a navegar possa ter conteúdos questionáveis.

O Engadget noticia que dois particulares criaram as duas extensões. A B. S. Detector foi desenvolvida por Daniel Sieradski que explica que o fez em apenas uma hora, depois de ler a entrevista onde Zuckerberg dizia ser difícil detetar notícias falsas publicadas online. A segunda extensão, Fake News Alert, foi criada pelo jornalista do New York Times Brian Feldman e exibe um pop up ou uma mensagem no cabeçalho a alertar que o site já foi identificado como passando notícias falsas.

Apesar de as extensões serem algo limitadas e estarem dependentes dos utilizadores, não deixa de ser um bom princípio que deve ser replicado pelas empresas.