exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Software

Arranca hoje a Hora do Código e… a Semana Mundial das Ciências da Computação

De 5 a 11 de dezembro decorre a Hora do Código. A iniciativa de sensibilização para a programação tem encerramento agendado para o Pavilhão do Conhecimento.

  • 333

Em 2013, houve 28 iniciativas; em 2014 o número subiu para 130; e em 2015, foram contabilizadas 330. Quantos projetos haverá em 2016? A questão é apresentada hoje pela Associação Nacional de Professores de Informática (ANPRI) num comunicado que assinala o arranque da Hora do Código.

Entre 5 e 11 de dezembro, a Hora do Código deverá dar a conhecer projetos de alunos, professores, turmas ou escolas em torno da programação.

A iniciativa de divulgação, que é lançada no âmbito da Semana Mundial das Ciências da Computação, tem como principal suporte uma dupla de sites: Code.org; e Movimento do Código . Além de recursos e ferramentas úteis para quem quer aprender a programar, os dois sites facilitam a participação nas diferentes atividades e iniciativas da Hora do Código, mediante o registo de escolas e turmas.

A par do concurso de cartazes, e do evento de encerramento previsto para o Pavilhão do Conhecimento, Lisboa, a ANPRI dá ainda a conhecer um endereço de distribuição de recursos didáticos para quem pretende aprender – e ensinar – os mais jovens a programar.

  • Uma ligação à Internet e uma impressora 3D são suficientes para qualquer um fazer uma arma de fogo. Mas há perigos escondidos e a PSP ajudou-nos a revelá-los. Este mês falámos com a investigadora portuguesa que pode revolucionar o mundo das baterias e destacamos os testes ao Huawei P10 Plus, Nintendo Switch e TVs 4K abaixo dos €1000.