exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Software

Windows 10: vai ser possível adiar atualizações

Os utilizadores vão deixar de ser obrigados a fazer os updates do Windows 10 logo que ficam disponíveis. A função de adiamento dura três dias.

  • 333

Sabe aqueles minutos de descanso da função "snooze" dos despertadores? O Windows 10 vai ter uma função parecida para os updates. Os utilizadores do Windows 10 vão poder adiar a instalação de updates para um máximo de três dias, depois de receberem a notificação relativa a cada update, informa a Microsoft.

Além de disponibilizar uma funcionalidade que já está disponível nos sistemas operativos dos Mac, a Microsoft pretende, com esta função de snooze, dar resposta às queixas dos utilizadores que não pretendem ser sujeitos a updates e reboots “forçados”. A função de adiamento de atualizações foi apresentada com a denominação de Creative Update.

Apesar de poder ser bem recebida pelos utilizadores, o “snooze” de updates também pode ter efeitos negativos do ponto de vista da segurança. Em declarações reproduzidas pela BBC, Alan Woodward, especialista em cibersegurança da Universidade de Surrey, no Reino Unido, recorda que «muitas vezes os updates permitem eliminar uma falha de segurança crítica, e há o interesse de que as pessoas os instalem nas máquinas o mais rapidamente possível».