exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Software

Microsoft “mata” Windows Vista oficialmente

Hoje é o último dia estipulado pela Microsoft para o suporte para o Windows Vista. Este é o ponto final no sistema operativo lançado há mais de dez anos.

  • 333

Exame Informática

A Microsoft tinha anunciado, há cinco anos, que mantinha o apoio técnico ao Windows Vista até hoje. Com este apoio, a empresa comprometia-se a lançar novas atualizações de segurança, hotfixes não relacionados com segurança, opções de suporte pago e outros conteúdos técnicos online. Agora, quem ainda tenha máquinas instaladas com este sistema operativo deve considerar seriamente a mudança, provavelmente para o Windows 10. Não havendo mais atualizações de segurança, os utilizadores ficarão com os sistemas vulneráveis a ataques.

Após o fim oficial decretado pela Microsoft, é possível também que existam aplicações que deixem de suportar o Windows Vista, explica a ZDNet. O problema será ainda mais acentuado com a passagem do tempo, prevendo-se que cada vez mais programas e aplicações deixem de funcionar com esta versão do sistema operativo.

O próximo da lista é o Windows 7, com o suporte mainstream já terminado e o apoio alargado agendado até janeiro de 2020. De seguida, o Windows 8 que vai perder o apoio no próximo ano e com um ponto final marcado para outubro de 2020.

  • 333