exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Software

Já não é preciso ter jeito para desenhar bem... graças ao Google

Exame Informática

  • 333

O AutoDraw é uma ferramenta da Google que usa Inteligência Artificial para transformar rabiscos em desenhos mais elaborados.

Exame Informática

O AutoDraw é descrito como «uma ferramenta de desenho para todos nós», ou seja, para todos os que não têm muito jeito para desenho. O software foi criado como parte das AI Experiments da Google e é baseado na Quick Draw, outra ferramenta também experimental e que reconhece os desenhos feitos por humanos, compara-os com outras versões um pouco mais aperfeiçoadas e os substitui.

Mesmo pessoas que não tenham o mínimo jeito para o desenho, só precisam de fazer alguns rabiscos, deixar o sistema comparar e rapidamente obter um trabalho final, com um aspeto mais artístico.

O sistema ainda não é perfeito e, em algumas situações, faz leituras completamente erradas do rabisco, propondo alterações que não têm nada a ver com o intuito original do utilizador. Num exemplo citado pelo The Verge, o desenho de um taco, comida mexicana, é substituido por um boomerang e noutro, uma estrela com três rastos é alterada por um machado de guerra.

O AutoDraw está disponível gratuitamente para PC e telemóvel.

Veja o sistema em demonstração aqui: