exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Software

Google pode trazer funcionalidade de reconhecimento facial ao Android Pay

Uma análise ao código fonte da versão 1.22 da Android Pay permitiu encontrar várias referências a uma funcionalidade dedicada a reconhecimento facial, que pode vir a funcionar num futuro próximo.

  • 333

Ruben Nascimento Oliveira

A noticia chega-nos pelas mãos da 9to5Google que, após realizar uma análise ao código fonte da mais recente versão de Android Pay, encontrou referência a uma funcionalidade apelidada de Visual ID. De acordo com os comentários encontrados nas linhas de código, a ideia é possibilitar o uso de reconhecimento facial não para pagar as compras mas sim para programas de lealdade e aquisição de prémios.

É ainda possível perceber que, para funcionar, o utilizador terá de tirar uma foto inicial durante o processo de configuração, que depois vai ser comparada com uma foto tirada por uma câmara pertencente à loja no momento da compra. Ao ser validada a identidade do consumidor, o sistema da loja apagará automaticamente a foto.

Apesar de isto não passar de uma possibilidade, uma vez que estas partes do código podem representar uma funcionalidade que nunca chegará a ser utilizada, a análise não deixa de nos mostrar que a Google tem intenção de testar este tipo de tecnologia.

  • 333