exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Software

Salesforce cria algoritmo capaz de resumir longos textos

A Salesforce anunciou a criação de um sistema que usa aprendizagem de máquina para conseguir ler longos textos e produzir resumos coerentes e precisos.

  • 333

Exame Informática

A ideia da Salesforce é integrar esta solução nos seus produtos, de forma a que vendedores e representantes não percam muito tempo a ler extensos emails, por exemplo, e se possam focar na relação com o cliente. A empresa anunciou dois avanços no processamento de linguagem natural que passam por um modelo de geração contextual de palavras e por uma nova forma de treino de modelos de síntese, explica o The Verge. Além destes avanços, a Salesforce usa ainda a tecnologia desenvolvida pela MetaMind, empresa que adquiriu o ano passado e que coordenou este projeto.

O algoritmo permite criar resumos coerentes recorrendo a dois métodos: extração ou abstração. No modelo de extração, são retiradas algumas palavras já existentes no original, mas este modelo não é muito flexível. Com a abstração, o sistema consegue interpretar o texto e introduz palavras novas, para criar os resumos, usando também redes neurais de aprendizagem profunda.

Por outro lado, a Salesforce melhorou a forma como treina a máquina para aprender os modelos de síntese. O modelo de reforço aplicado aqui é semelhante ao que foi usado pela Google no DeepMind e passa por pontuar as palavras colocadas numa sequência, de acordo com a escala ROUGE (de Recall-Oriented Understudy for Gisting Evaluation).
Os investigadores concluem que os resumos criados por este sistema são bastante coerentes e precisos.

Veja alguns exemplos sobre o que já foi feito e leia mais sobre o projeto aqui.