exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Software

Tecnologia da Google permite processar ambientes 3D em VR mobile

Por enquanto, existe apenas uma demonstração da tecnologia que transpõe um hangar imperial do filme Rogue One do grande ecrã para o protótipo dos óculos VR da empresa, os WorldSense.

  • 333

Ruben Nascimento Oliveira

A Seurat é a nova tecnologia da Google que permite renderizar em tempo real cenas 3D com qualidade digna de filmes em hardware mobile. Para demonstrar a ferramenta, a gigante tecnológica formou uma parceria com o IMXLAB da Lucasfilm para transpor um set digital de um hangar de naves imperiais pertencente a Rogue One, que normalmente precisaria de passar por uma renderfarm para ser finalizado em tempo útil, e comprimiu-o em algo que pode ser renderizado em tempo real no protótipo dos óculos VR WorldSense.

Basicamente, a Seurat permite ao hardware apenas fazer o render do que aparece no ângulo de visão do utilizador. Assim, os modelos 3D que acabam por ser mapeados na cena VR são assim muito menos, facilitando imenso o seu processamento. O funcionamento do sistema é ilustrado na figura abaixo:

A TheVerge teve oportunidade de experimentar uma demo da cena da saga Star Wars e diz que esta parece ótima, salientando que não é exatamente qualidade de cinema, mas que é «melhor do que aquilo que normalmente podemos ver a correr em hardware mobile».

Ainda não se sabe se a ferramenta vai estar disponível para outros produtores de conteúdos VR.