exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Software

Rússia prepara uma cópia segura do Skype

Uma empresa estatal russa está a preparar uma versão do Skype para aquele país, alegadamente mais segura do que o original.

  • 333

Exame Informática

A Rostec quer criar uma solução segura para comunicações de vídeo e voz. A empresa, detida pelo Estado, procura uma solução semelhante ao Skype, mas mais segura em termos de proteção de informação e que seja capaz de lidar com chamadas de vídeo e voz, mensagens de texto e partilha de ficheiros.

O anúncio desta intenção foi feito ontem, mas não se conhecem ainda detalhes sobre o modo de funcionamento. De acordo com o Engadget, a Rússia quer que as comunicações ali trocadas estejam a salvo de espiões de agências de outros países. Especificamente, os russos temem que espiões dos EUA possam monitorizar estas comunicações. Em tempos recentes, as autoridades do país anunciaram que iriam deixar de usar chips Intel e AMD e soluções da Microsoft, trocando-os por alternativas nacionais.

A Rostec anunciou que o seu clone do Skype não vai ter «surpresas» e que «está protegido de influências externas». Espera-se que o serviço passe a ser usado, quando terminado, por agências e empresas russas.

  • 333