exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Software

Já é possível converter para HDR todos os filmes e séries produzidos nos últimos 80 anos

O software desenvolvido pela equipa de investigadores francesa é capaz de transformar qualquer filme ou série produzida nos últimos 80 anos de SDR para HDR. O processo permite aumentar o brilho, contraste e as cores desses conteúdos.

  • 333

Ruben Nascimento Oliveira

Um grupo de investigadores franceses do instituto Bcom desenvolveu um software capaz de converter vídeo SDR (standard dynamic range) em vídeo HDR (high dynamic range). O software consegue agarrar em qualquer vídeo a cores produzido nos últimos 80 anos e aumentar a sua banda dinâmica, aumentar o brilho, o contraste e, até, o número total de cores na imagem.

Todas as alterações são realizadas de forma automática por um algoritmo que, de acordo com a imagem que lhe é fornecida, escolhe o melhor preset para o estilo luminoso da peça com base numa análise ao contraste e brilho feita frame a frame. No entanto, correr este software não está disponível a qualquer um, uma vez que o conversor só funciona num dispositivo FPGA, proprietário da Bcom ou num computador com uma placa gráfica dedicada de última geração (cara, entenda-se). O próximo passo para a empresa passa por otimizar a velocidade do processo de conversão - reporta o Arstechnica. Agora, para converter um 1 minuto de filme SDR para HDR o sistema leva entre 3 a 10 minutos.