exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Software

Apple vai permitir o bloqueio de notificações enquanto se conduz

Apple anuncia nova funcionalidade que procura reduzir o número de acidentes de condução causados por distração do condutor com o telemóvel. Quando for lançada, esta funcionalidade vai dar aos utilizadores de iPhones a opção de bloqueio de notificações quando estão ao volante.

  • 333

Ruben Nascimento Oliveira

A gigante tecnológica norte-americana anunciou esta semana a Do Not Disturb While Driving (DNDWD), uma nova funcionalidade para os seus dispositivos móveis que vai silenciar de forma automatizada as SMS e notificações que os utilizadores de iPhones recebam enquanto estão a conduzir. O objetivo da empresa é tentar minimizar o efeito distrator que os seus smartphones possam ter sobre estes utilizadores.

Quando ativa, a DNDWD vai ainda enviar duas respostas automáticas para aqueles que tentem contactar o condutor, um primeiro SMS será enviado com a mensagem «Estou a conduzir com o Não Perturbar ligado. Vejo a sua mensagem quando chegar ao local a que me dirijo», e imediatamente de seguida, um segundo, será enviado para alertar o remetente de que pode fazer a sua mensagem chegar ao condutor caso esta seja mesmo importante, através da utilização do código «urgente» via SMS, informa a New York Magazine.

Os condutores vão poder continuar a utilizar o aplicativo de navegação, Apple Maps, só não lhes será possível introduzir um destino depois de iniciarem a condução. No caso de existirem outros passageiros no carro que possam verificar as notificações, podem faze-lo selecionando a opção «Não estou a conduzir».

A DNDWD, vai estar disponível depois do verão juntamente com o novo sistema operativo iOS 11.

  • 333