exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Software

PCs com processadores Atom com limitações na atualizações do Windows 10

As máquinas com processadores Intel Atom Clover Trail já não conseguem instalar o Creators Update, mas a Microsoft confirma que as atualizações de segurança estão garantidas até 2023

  • 333
Paulo Matos

Paulo Matos

Jornalista

A maior parte dos dispositivos equipados com processadores Intel Atom Clover Trail chegaram ao mercado na época do Windows 8 por volta de 2013 e eram produtos (híbridos, principalmente) de entrada de gama. A atualização gratuita para Windows 10 disponibilizada pela Microsoft permitiu que essas máquinas passassem a contar com a versão mais recente do sistema operativo, só que os PCs com estes chips já não conseguem instalar a atualização mais recente, o Creators Update.

O caso foi revelado pela ZDNet e confirmado oficialmente pela Microsoft. A empresa de Redmond explica que as máquinas com Intel Clover Trail receberão o Windows 10 Anniversary Update e adianta que irá disponibilizar atualizações de segurança até janeiro de 2023 (data que coincide com o final do período de suporte para o Windows 8.1).

Como recorda o The Verge, os processadores Atom foram criados com o intuito de oferecer maior eficiência energética para dispositivos de entrada de gama com Windows 8.1. Porém, muitos consumidores acabaram por privilegiar as máquinas com Intel Core para conseguirem obter uma melhor performance.