exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Software

Google e MIT querem editar fotos antes sequer de as tirar

A Google e uma equipa do MIT estão a trabalhar num sistema de aprendizagem de máquina para treinar redes neurais que consigam editar uma fotografia antes sequer de esta ser captada.

  • 333

Exame Informática

O objetivo é que o utilizador consiga resultados profissionais e possa vê-los antes sequer de captar a fotografia. A equipa produziu os algoritmos capazes desta proeza e usou um conjunto de cinco mil imagens, criadas pelo MIT e pela Adobe. Cada uma destas imagens tinha sido retocada por cinco fotógrafos profissionais e a ideia é que os algoritmos consigam interpretar as alterações e identificar as que são mais frequentes. Os retoques passavam por ajustes no brilho, na saturação e muito mais, explica o The Verge.

O software criado é pouco maior do que uma imagem digital, pode ser instalado nos equipamentos do utilizador e consegue atuar em tempo real, quase sem nenhum atraso. O programa pode ser configurado para aprender ao longo do tempo e ajustar-se às preferências do utilizador e também para simular os efeitos já usados pelo Facebook ou pelo Prisma.

A equipa explica que as alterações introduzidas em cada fotografia foram transformadas em fórmulas e que usaram mapas com coordenadas sobre cada imagem como técnicas para reduzir o tamanho dos algoritmos.

Ainda não há qualquer previsão sobre quando é que a solução possa começar a vir integrada em produtos como os telefones Google Pixel.

  • 333