exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Software

Android Oreo é oficial: tudo o que precisa de saber sobre a versão 8 do sistema operativo

Melhorias na gestão de notificações, disponibilização de funcionalidades como Picture-in-Picture e “truques” para assegurar uma maior autonomia da bateria são os principais destaques

  • 333
Paulo Matos

Paulo Matos

Jornalista

A Google anunciou oficialmente o Android 8.0 e confirmaram-se praticamente todos as informações que circulavam há alguns meses. A começar pelo nome. Como é habitual na Google, as versões seguem uma ordem alfabética – KitKat, Lollipop, Marshmallow e Nougat, para citar apenas os exemplos mais recentes – e as suspeitas de que o O seria de Oreo foram agora validadas.

Entre as novas funcionalidades desta versão do sistema operativo, destaque para as melhorias no desempenho, o reforço da segurança e a disponibilização de Picture-in-Picture (PiP) e seleção de texto inteligente. Mas vamos por partes.

A funcionalidade PiP permite que o utilizador possa ver duas aplicações de uma só vez. O comunicado de imprensa da Google dá um bom exemplo prático: consultar a agenda enquanto está numa videochamada. A gestão de notificações também foi alvo de melhorias. Assim, passam a existir pontos de notificações que permitem ver mais depressa o que há de novo nas aplicações mais importantes para se poder agir rapidamente.

Para ajudar a aumentar a autonomia dos smartphones, o Android Oreo minimiza as atividades em segundo plano das aplicações menos utilizadas. No que diz respeito à vertente da segurança, destaque para a Proteção Google Play integrada que analisa cerca de 50 mil milhões de apps por dia.

Esta versão do sistema operativo inclui igualmente um novo conjunto de emojis redesenhados, incluindo 60 novos – fada, dinossauro ou feiticeiro são apenas alguns exemplos.

A Google refere, em comunicado de imprensa, que já está a disponibilizar as fontes para o Android Open Source Project (AOSP) para todos, sendo que o Oreo chegará primeiro aos terminais Pixel e Nexus 5X/6P e Pixel C e Nexus Player. No final do ano o sistema operativo chegará aos dispositivos dos fabricantes Essential, General Mobile, HTC, Huawei, Kyocera, LG, General Mobile, HTC, Nokia, Oppo, Samsung, Sharp e Sony.

  • 333