exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Software

ARCore traz Realidade Aumentada a milhões de dispositivos Android

A Google reformulou a aposta na Realidade Aumentada e está a lançar o ARCore, um kit de desenvolvimento de software com muitas semelhanças com o ARKit da Apple.

  • 333

Exame Informática

A Google começou a aposta na Realidade Aumentada com o Project Tango e está agora a experimentar outra abordagem com o ARCore, que promete trazer estas funcionalidades mesmo a telefones Android antigos. A equipa que está a desenvolver este SDK é constituída por membros da equipa Android e do grupo VR da Google, duas unidades que têm bastantes recursos.

A abordagem com o ARCore passa por trazer a Realidade Aumentada ao maior número possível de aparelhos, mesmo que não tenham hardware especial. A Google alega que a novidade pode atingir mesmo centenas de milhões de dispositivos Android, uma vez que não é necessário nada mais que a câmara e os acelerómetros. A empresa quer ainda trabalhar com os fabricantes para assegurar a criação de uma certificação que prometa uma experiência consistente a todos os utilizadores. Num post no seu blogue, a Google dá conta de trabalhos com Samsung, LG, Huawei, Asus e outros: «quando estiver disponível a versão ARCore 1.0, mias de cem milhões de utilizadores devem ter acesso às apps ARCore». Por outro lado, devem ser ainda disponibilizados protótipos de web browsers que também suportam o SDK e que permitem a criação de sites melhorados para a Realidade Aumentada.

Ainda não são conhecidas as especificações técnicas necessárias para os equipamentos poderem funcionar com o ARCore, mas nesta fase são suportados oficialmente apenas o Google Pixel e o Samsung Galaxy S8.

Já se sabe que o ARCore trabalha com Java/OpenGL, Unity e Unreal e que consegue usar a câmara para observar movimento e posicionar com precisão os objetos virtuais, detetar mesas ou outras superfícies horizontais e procede a ajustes na iluminação.

Veja aqui algumas das demonstrações de utilização do ARCore.

  • 333