exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Software

Google mostra tecnologia que alerta utilizador se alguém estiver a espreitar o smartphone

Exame Informática

  • 333

Investigadores da Google recorreram à Inteligência Artificial para desenvolver uma ferramenta que alerta o utilizador sempre que alguém estiver a espreitar por cima do seu ombro para ver o ecrã do smartphone

Exame Informática

Chama-se Electronic Screen Protector e é uma funcionalidade desenvolvida por Hee Jung Ryu e Florian Schroff recorrendo a Inteligência Artificial e reconhecimento facial para alertar o utilizador quando alguém tenta espreitar o ecrã do telefone.

Ao que tudo indica, o telefone precisa de ter uma câmara frontal que seja capaz de captar imagens e que detete o “espião”. O sistema, quando deteta alguém a espreitar, faz com que o ecrã mude e passe a refletir a imagem captada pela câmara frontal, com um desenho de um arco íris diretamente para o rosto do intrometido. Assim que o espião deixa de olhar para o ecrã, este volta a mostrar o que o utilizador estava a ver anteriormente, explica a Cnet.

A ferramenta pode ajudar a manter informação confidencial longe de olhares indiscretos, particularmente em cenários onde há uma grande concentração de pessoas e nem sempre nos podemos manter resguardados.

Ainda não há informações sobre quando é que esta solução possa estar disponível ao grande público.