exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Software

IA da Google classifica automaticamente fotos segundo preferências estéticas e técnicas

Esta Inteligência Artificial foi treinada para prever que imagens serão mais apelativas para o utilizador comum e, no futuro, deverá permitir a edição automática de fotografias

  • 333
Paulo Matos

Paulo Matos

Jornalista

Tem o nome complicado de NIMA (Neural Image Assessment), mas o objetivo simples de ser uma espécie de crítico de arte. A Google revelou um conjunto de detalhes sobre o trabalho que tem feito com este sistema e mostrou que está a usar uma rede neural para classificar fotografias baseado naquilo que considera que as pessoas gostarão, tendo por base padrões técnicos e estéticos.

Como parte do “treino”, esta Inteligência Artificial (IA) recorre a um histograma de classificações – obtido a partir de concursos de fotografia, por exemplo – para ganhar uma noção geral do que é importante para a qualidade da imagem em diferentes áreas. Quando não há fotos de referência disponíveis, o NIMA recorre a modelos estatísticos, salienta o Engadget.

Esta tecnologia pode revolucionar as apps de fotografia, já que foi treinada para prever que imagens serão mais atrativas para um utilizador típico, além de que poderá vir a ser usada para editar automaticamente as fotos. Entre os parâmetros que poderão ter recomendações automáticas estão o brilho ou a exposição, refere o The Verge. No futuro, esta ferramenta da Google deverá ajudar o utilizador a encontrar rapidamente as suas melhores fotos entre uma grande quantidade de imagens e dar feedback em tempo real para, por exemplo, evitar problemas de composição.