exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Software

Telegram retirada da App Store

A app do Telegram desapareceu da loja de aplicações da Apple. A marca da “maçã” alertou os criadores da app de que havia conteúdo inapropriado a ser disponibilizado.

  • 333

Exame Informática

Pavel Durov, CEO da Telegram, disse que receberam um alerta da Apple de que estavam a ser partilhados conteúdos inapropriados pela app e que «assim que tivermos as proteções prontas, esperamos que a Telegram volte à App Store». A Telegram estava a testar a Telegram X, uma app redesenhada, na App Store e também esta foi retirada.

Os termos e condições da Apple explicitam que tem de haver filtros para remover conteúdos questionáveis, mecanismos para os reportar e a possibilidade de os utilizadores bloquearem o serviço. Segundo o Tech Crunch, é possível que algum conteúdo menos indicado pudesse estar a passar pelos filtros e que, por isso, a app tenha sido removida.

O Telegram promete funcionalidades de segurança avançadas e a possibilidade de se manter conversas secretas, com encriptação end-to-end. Esta possibilidade foi inovadora quando a app surgiu em 2013, mas agora já é possível encontrar este tipo de encriptação noutros serviços semelhantes.

Entre os críticos, há referências de que esta é a app de eleição para as comunicações entre terroristas.

  • 333