exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Software

Hold: a app que premeia os estudantes por não usarem o telemóvel

Três estudantes da Copenhagen Business School desenvolveram uma app que dá pontos aos utilizadores que não usarem o seu smartphone. O objetivo é ajudar a combater o vício do telemóvel.

  • 333

Exame Informática

A Hold já é usada por mais de 120 mil estudantes na Noruega, Dinamarca e Suécia. Agora, a app vai chegar também ao Reino Unido. O conceito é simples: por cada 20 minutos que o smartphone não seja usado, entre as 07h00 e as 23h00 de segunda a sexta, o aluno ganha 10 pontos. Os pontos podem depois ser trocados por bens e serviços disponíveis na própria app, como cafés, bilhetes de cinema ou até para compras na Amazon. Para ganhar dois cafés, são necessários 300 pontos, pipocas grátis nos cinemas custam 60 pontos. Há ainda uma vertente solidária, em que os pontos podem ser trocados por livros e material escolar a ser doado à Unicef, noticia a BBC.

Um estudo da Universidade do Texas sugere que apenas pelo facto de se ter o telemóvel à vista para uma olhadela ocasional pode reduzir a produtividade, diminuir o tempo de resposta e baixar as notas. Entre os profissionais de saúde, há o receio de que o uso excessivo de telemóvel possa estar a afetar a concentração dos jovens e trazer vários problemas ao nível mental.

«Sei em primeira mão que é difícil concentramo-nos para estudar quando temos a opção de enviar SMS, snaps ou jogar no telemóvel (...) Com a Hold, a missão é limitar as distrações ao dar recompensas e dar um incentivo extra aos alunos para se focarem no trabalho», disse Maths Mathisen, um dos criadores da aplicação.

A app vai estar disponível para Android e iOS no Reino Unido.