exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Software

Cortana e Alexa já funcionam em parceria no Office 365

Pela primeira vez juntas! Cortana e Alexa já funcionam dentro do Windows e do Office 365... mas ainda em fase Beta

A Microsoft acaba de anunciar que o Office 365 vai integrar não só a assistente digital Cortana, mas também a Alexa, da Amazon. A demonstração da solução conjunta foi concretizada na Build: a conferência da Microsoft destinada a programadores. É a primeira vez que os dois sistemas interagem publicamente depois da parceria anunciada o ano passado entre a Amazon e a Microsoft

  • 333

Exame Informática

Estar a usar a Cortana no Windows e, de repente, pedir à Assistente Digital da Microsoft para “chamar” a Alexa. Ou seja, dois assistentes virtuais a trabalharem em conjunto dentro do Windows. Na demonstração feita em Seattle, onde começou hoje a Build, foi possível ver a Cortana a marcar um evento na agenda e a pedir a localização de um restaurante. Depois, dentro da Cortana, chamou-se a Alexa para pedir um meio de transporte para o local. Tudo isto, claro, feito em inglês numa demonstração que correu sem problemas.

A integração dos assistentes digitais veio no seguimento do que Satya Nadella estava a defender: a vantagem dos programadores que trabalhem em Office 365 têm ao ter acesso a um ecossistema vasto onde há aplicações e sistemas concorrentes que coabitam.

O CEO da Microsoft realçou que, para já, a integração da Cortana e da Alexa está muito limitada, mas que o papel dos programadores é essencial para que sejam desenvolvidas mais funcionalidades.

Quem quiser testar as interações que já estão disponíveis pode ir ao site Cortana & Alexa. Implica o registo no site e, para já, o sistema ainda está em fase beta.

  • 333