exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Software

Apple apresenta iOS 12

A marca da “maçã” usou o palco da WWDC deste ano para apresentar a versão 12 do sistema operativo móvel destinado aos novos iPhone e que vai chegar também aos iPhones e iPads atuais.

  • 333

Exame Informática

A Apple não planeou revoluções profundas para esta versão do iOS, reservando essas grandes transformações para uma versão futura. O destaque do iOS 12, segundo o vice-presidente Craig Federighi, vai para um maior desempenho, com as apps a poderem ser arrancadas 40% mais rápido e um deslizar para a próxima foto a ser 70% mais rápido do que com o iOS 11.

Com o iOS 12, vai ser possível criar Memojis, ou versões de emojis animadas e personalizadas, fazendo lembrar um pouco a experiência da Samsung com o Galaxy S9.

Para o Siri, há novos atalhos que dão acesso a infromações

Por outro lado, a nova versão do sistema operativo vai permitir aplicar novos efeitos na câmara, à semelhança dos filtros do Snapchat, com stickers e emojis customizados, noticia a Cnet.

A Screen Time é uma nova funcionalidade que permite detalhar o tempo que os utilizadores estão a passar em frente ao ecrã e a usar que apps, de forma a incentivar a que se passe menos tempo “agarrado” ao smartphone. É possível definir limites por categoria (jogos, redes sociais, etc), como se faz também com o Android P.

Em termos de vídeo, vai ser possível fazer chamadas de FaceTime em grupos com até 32 pessoas, entre iOS e macOS, com as janelas de conversação a aumentarem quando se está a falar e a diminuirem quando se está apenas a ouvir.

No que ao Siri diz respeito, há a nova Shortcuts que permite realizar várias ações com apenas um comando de voz ao assistente pessoa..

Por fim, outra novidade é a Measure, uma app que permite medir com precisão paredes e objetos à nossa volta através da câmara.

  • 333