exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Software

iOS 12 vai melhorar a performance mesmo de aparelhos mais antigos

A Apple mostrou o iOS 12 durante o dia de ontem na WWDC. A empresa afirma que esta versão do sistema operativo móvel permite melhorar o desempenho mesmo dos iPhone com alguns anos.

  • 333

Exame Informática

O iOS 12 não traz grandes alterações a nível de estética ou de funcionamento. O destaque vai para o melhor desempenho que esta versão irá permitir. A apresentação esteve a cargo de Craig Federighi, vice-presidente da Apple para Engenharia de Software, que realçou que esta versão vai correr nos mesmos equipamentos que suportavam iOS 11 e que melhora o desempenho em todos, desde o iPhone 5S.

De acordo com a Apple, vai ser possível lançar apps duas vezes mais rápido, a câmara vai aparecer de forma 70% mais rápida e os teclados vão demorar metade do tempo a aparecer. Além disso, esta versão vai ainda permitir reduzir a utilização da CPU como forma de maximizar a autonomia da bateria.

Por outro lado, destaca-se no iOS 12 o ARKit 2.0 que estreia a Measure, uma forma de tirar medidas a paredes e distâncias através da câmara do telefone, as novas habilidades do Siri e o modo Do Not Disturb During Bedtime ou o maior controlo sobre o tempo que se passa em frente ao ecrã.

A nova versão deve estar disponível algures em setembro.

  • Apple apresenta iOS 12

    Software

    A marca da “maçã” usou o palco da WWDC deste ano para apresentar a versão 12 do sistema operativo móvel destinado aos novos iPhone e que vai chegar também aos iPhones e iPads atuais.

  • Só os algoritmos eficazes sobrevivem

    Software

    O que é que a computação evolucionária pode fazer pelo mundo? Sara Silva, investigadora da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa que ganhou o galardão da EvoStar, tem uns quantos exemplos de como a seleção natural está a transformar a inteligência dos algoritmos