Novo Chrome mostra sites não encriptados como “Não Seguros”

A Google pretende encorajar a encriptação das conexões online e, com o Chrome 68, passa a designar como não seguros todos os sites que ainda usam HTTP.
O Chrome 68 altera a forma como o utilizador pode perceber se está a navegar numa página com encriptação HTTPS ou HTTP. Até aqui, o utilizador que estivesse numa págian com HTTPS via um cadeado verde e a palavra “Secure” na barra de endereços e os sites HTTP tinham um ícone que, ao ser clicado, mostrava que a conexão não era segura e que não devia ser introduzida informação sensível. Agora, com a nova versão do browser, estas páginas são assumidamente mostradas como não seguras. Emily Schechter, responsável de segurança do Chrome, consider que a «encriptação é algo que todos os utilizadores devem esperar por defeito».
A navegação por HTTP implica riscos em termos de privacidade também, uma vez que hackers podem encetar ataques de man-in-the-middle e roubar informação e ver que páginas especificamente estão a ser consultadas.
O Firefox também já explorou esta abordagem no passado e estes dois browsers juntos equivalem a 73% do mercado de navegadores.
Algumas vozes criticam esta mudança da Google: «o facto é que estão a forçá-lo», disse Dave Winer, um dos criadores do RSS, que considera que a gigante da Web está a impor a sua visão de uma web livre e penalizar os programadores que não irão conseguir migrar para o HTTPS.
A Google defende-se dizendo que uma grande maioria de todo o tráfego registado no ChromeOS e no Android já é feito através de ligações HTTPS. «Não é que se precis de um grand departamento de IT ou bastante dinheiro para ativar o HTTPS. Especialmente para sites pequenos e simples, deve ser uma mudança bastante fácil e imediata», aconselha Schechter. Do top 100 de páginas mais vistas, 84 usam conexão HTTPS, face aos 37 que o faziam há dois anos atrás.
Relacionados
-
Quem quer usar o Photoshop no iPad?
A Adobe estará a trabalhar para ter uma versão completa do Photoshop disponível para o iPad, a partir do próximo ano.
-
Skype 8.0: já é possível gravar chamadas de vídeo na nova versão
A Microsoft anunciou a chegada de uma nova versão do Skype. Entre as novidades, esá possibilidade de gravar as videochamadas numa atualização que chega no final do mês. Destaque ainda para as chamadas em Full HD e com a possibilidade de terem 24 participantes em simultâneo.
-
-
WhatsApp testa limites ao número de vezes que mensagens podem ser reencaminhadas
A WhatsApp está preocupada pela proliferação de mensagens de desinformação na sua plataforma. O serviço vai começar a testar limites no número de vezes que as mensagens podem ser reencaminhadas.
-
Apple pede desculpa e lança update para os novos MacBook Pro
«Pedimos desculpa a todos os consumidores que passaram por esta experiência com um desempenho pior que o otimizado nestes novos sistemas», referiu a Apple
Em destaque na Homepage
-
-
-
-
-
Startup de criação de avatares Didimo recebe 4,4 milhões de investimento
12.12.2019 às 9h50
-
-
-
Fortnite vai permitir jogar multiplayer em ecrã dividido numa PS4 ou Xbox One
12.12.2019 às 17h47
-
Nova versão de Chrome avança com proteção contra phishing em tempo real
11.12.2019 às 10h39
-
-
-
Fortnite não volta à loja de apps da Google se não aceitar dar 30% das vendas
10.12.2019 às 11h24
-
-
Tekever: sócio maioritário saiu da empresa depois de processos de arresto
10.12.2019 às 18h45
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
EUA: Tesla bate em carro da polícia quando estava em modo de Autopilot
10.12.2019 às 10h16
-
-
-
-
-
-
-
-
Comentários