exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Software

Modo Confidencial do Gmail já permite enviar emails secretos a partir do smartphone

A nova funcionalidade chega agora aos dispositivos móveis e pretende aumentar os níveis de segurança para mensagens que contêm informações sensíveis

  • 333
Paulo Matos

Paulo Matos

Jornalista

A Google começou a disponibilizar o Modo Confidencial para a app Gmail, tanto em Android como iOS. A nova funcionalidade visa ajudar a proteger informação sensível de acesso não autorizado e pode ser usada também em ambiente desktop.

O Modo Confidencial permite determinar uma data para o email expirar, tal como acontece, por exemplo, a uma mensagem Snapchat. A Cnet refere que é igualmente possível remover o acesso de uma pessoa a um email confidencial em qualquer altura. Além disso, o destinatário não poderá ser capaz de reencaminhar, copiar, imprimir ou descarregar uma mensagem confidencial. Contudo, ainda é possível tirar um screenshot.

Por fim, quem envia um email confidencial tem ainda a possibilidade de requerer um código por SMS. Ou seja, o destinatário recebe uma mensagem de texto no telefone com um código, que terá de inserir para conseguir ler o email.