exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Software

ReMap: Os portugueses que vão detetar avarias nos aviões... antes delas acontecerem

Ricardo Amaro, Paulo Rupino, Mónica Ferreira, Carlos Bento, António Damasceno e Nuno Eufrásio, investigadores do Instituto Pedro Nunes que vão ajudar a desenvolver os algoritmos do projeto ReMap que têm capacidade para detetar avarias em 12 sistemas de um avião comercial

José Carlos Carvalho

Quatro entidades portuguesas integram um consórcio europeu que pretende prever potenciais avarias nos milhentos componentes de avião. Os primeiros testes serão feitos com aviões da KLM.

  • 333

Aconteça o que acontecer, a avaria será sempre o mais indesejado dos momentos. E a regra também vale para a aviação: Na pior das hipóteses, uma peça avariada tem resultados catastróficos para quem viaja; na menos má das hipóteses produz resultados negativos no orçamento da companhia aérea. O projeto ReMap promete resolver os dois indesejados cenários, com um sistema que prevê avarias, antes de ocorrerem, em 12 sistemas de um avião comercial. O projeto arrancou em junho com a promessa de poupar às companhias aéreas europeias 700 milhões de euros. Do consórcio fazem parte quatro entidades portuguesas: Universidade de Coimbra, Instituto Pedro Nunes (IPN), a Embraer Portugal, e a Optimal Structural Solutions. Os primeiros testes vão ser feitos com 50 aviões da KLM.

Este artigo é parte integrante da Exame Informática Semanal. Para continuar a ler clique AQUI (artigo aberto).

Pode ter acesso à Exame Informática Semanal assinando a Exame Informática