exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Software

Microsoft redesenha Skype com foco na simplicidade

Cerca de um ano depois de ter anunciado um novo design para o Skype, a Microsoft volta a mexer. Desta feita, o foco será na simplicidade e a empresa abandonou as parecenças com o Snapchat.

  • 333

Exame Informática

Os Highlights do Skype foram inspirados no Snapchat e surgiram no verão passado, com o novo design da plataforma. A alteração, que permitia fazer swipe no ecrã para aceder à câmara do telefone, colar stickers nas mensagens ou decorar os textos com outros elementos, não agradou a muitos utilizadores e a empresa de Redmond optou por fazer uma nova mudança estética. A Microsoft assumiu que a mudança não foi bem aceite e explica que optou pela simplificação, uma vez que permite aos utilizadores fazerem o querem e de forma mais rápida. No entanto, os Highlights vão permanecer disponíveis para download até 30 de setembro.

As opções fundamentais do Skype, como fazer chamadas com ou sem vídeo e enviar mensagens saem beneficiadas com este novo design e funcionalidades menos usadas ou redundantes vão ser removidas. Por outro lado, na versão móvel, o Skype vai apresentar três botões no fundo para Chamadas, Chats e Contactos, noticia o HotHardware.

A Microsoft revelou ter dados que permitem concluir que os Contactos não são uma porta de entrada frequente, mas que são uma funcionalidade crítica para alguns utilizadores, pelo que o novo design vai privilegiar este acesso.

O “novo” Skype permite ao utilizador escolher um esquema de cores e um modo Classic onde é possível ajustar o contraste e a legibilidade das letras. Por fim, a Microsoft explica que preparou este novo design em contato próximo com grupos de utilizadores e que a nova versão 8.29 está disponível para Android, iOS, OS X, Linux, Windows 7, 8 e 8.1.