exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Software

MB Way: dividir contas, pedir dinheiro e todas as operações do Multibanco

Samuel Santos

A SIBS e a Smasung assinaram um acordo para permitir o pagamento com MB Way em smartwatches. Atualmente, há mais de 975 mil utilizadores no MB Way.

  • 333

A SIBS anunciou esta quarta-feira um update na app MB Way. Durante novembro, a app que permite fazer transações na rede do Multibanco a partir do telemóvel vai passar a integrar funcionalidades que permitem pedir o envio de dinheiro e dividir contas ou custos por um grupo de pessoas. A partir de março de 2019, a MB Way vai dar acesso a todas as funcionalidades de uma caixa Multibanco. Entre as novidades, destaque ainda para a parceria com a Samsung, que permitirá fazer pagamentos com smartwatches, anunciou SIBS em conferência de imprensa realizada nos arredores de Lisboa.

Com a nova funcionalidade de divisão de contas, um utilizador da MB Way pode solicitar a repartição de custos por um máximo de 14 pessoas (15 com quem solicita). O valor máximo dos custos não deverá superar os 10,5 mil euros e cada destinatário não poderá transacionar mais de 750 euros.

No que toca à funcionalidade de pedido de dinheiro, o utilizador apenas terá de indicar o contacto do destinatário para enviar a notificação. Tanto no pedido de dinheiro como na repartição de custos, o utilizador tem de autorizar as transações. Os destinatários que ainda não instalaram a app recebem um SMS a sugerir a instalação da app.

A SIBS fez ainda saber que estabeleceu uma parceria com a Samsung que vai permitir fazer pagamentos com smartwatches junto de terminais de pagamento eletrónicos de lojas. Neste caso, os pagamentos serão feitos sob a lógica “contactless” – que permite fazer pagamentos sem usar cartão bancário e, eventualmente, sem a inserção e PIN.

A estas três novidades, a SIBS deverá juntar, em março, a possibilidade de tornar a app MB Way como uma chave de acesso que permite usar todas as funcionalidades disponibilizadas numa caixa de Multibanco. Esta funcionalidade, que permite dispensar o cartão bancário para o acesso ao Multibanco, tem por base um QR Code. O utilizador deverá começar por pressionar a tecla verde da caixa Multibanco para que surja um QR Code. Depois de surgir o código no ecrã, o utilizador deverá ativar a funcionalidade de acesso às funcionalidades disponibilizadas pela caixa Multibanco.

Assim que escolhe essa funcionalidade (que tem um ícone de uma chave) é ativada a câmara do telemóvel, que capta a imagem do QR Code que se encontra no ecrã da caixa automática. Por fim, o utilizador terá de inserir o PIN para poder tirar partido de todas as funcionalidades do Multibanco (antes desta última novidade ser disponibilizada, em março, a MB Way apenas permite levantar numerário nas caixas Multibanco).

Maria Antónia Saldanha, responsável pelo Marca e Comunicação da SIBS, confirmou que a MB Way pode não ser disponibilizada gratuitamente se a estratégia comercial de cada banco assim o ditar, mas lembrou que, até à data de hoje, «nenhum banco tem cobrado pela app MB Way».

As mais recentes estatísticas da SIBS revelam que, em outubro, foram contabilizadas mais de 930 mil transações usando a MB Way. O valor médio por transação na MB Way ronda «os 20 e poucos euros, informa a responsável pela Marca e Comunicação da SIBS. Atualmente, há mais de 975 mil utilizadores na MB Way. A app MB Way também tem revelado capacidade para potenciar o uso do cartão MB Net, que é especializado nas compras e transações na Internet.

De acordo com as estimativas da SIBS, a MB Way foi usada em outubro para levar a cabo 800 mil operações com o MB Net. Depois de terem sido usados como principal alavanca para o lançamento da MB Way, os levantamentos revelam agora uma dimensão menor face a outras funcionalidades: em outubro, a app MB Way foi usada para fazer mais de 300 mil levantamentos de dinheiro em caixas automáticas.

  • 333