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Software nacional quer aumentar vida útil das baterias de veículos elétricos

A tecnologia desenvolvida na Universidade de Coimbra fará a gestão térmica de baterias de iões de lítio

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Paulo Matos

Paulo Matos

Jornalista

Investigadores da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra desenvolveram um software de gestão térmica de baterias que pretende prolongar a vida útil deste sistema de armazenamento de energia. Para tal, recorre a um método de modelação térmica para estimar o estado e a vida útil das baterias de iões de lítio usadas pelo setor automóvel nos veículos elétricos.

O objetivo é que, com um sistema de monitorização e controlo (BMS, BTM), o tempo de vida útil da bateria possa ser prolongado através de uma operação dentro dos parâmetros de funcionamento que garante uma vida útil elevada para cada elemento de um pack de baterias.

Este foi um dos 15 projetos de investigação científica com aplicabilidade comercial contemplados com uma das Bolsas de Ignição financiada pelo INOV C 2020, um projeto suportado por verbas do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) que pretende alavancar ideias de empreendedorismo e inovação na região centro. Estes projetos representam um investimento total de 150.000 euros, com um financiamento FEDER máximo de 8.500 euros por cada bolsa.

Recorde-se que o consórcio INOV C 2020 é liderado pela Universidade de Coimbra e conta com dez parceiros: o Instituto Politécnico de Coimbra, o Instituto Politécnico de Leiria, o Instituto Politécnico de Tomar, o Instituto Pedro Nunes, o ITeCons, o SerQ, a ABAP, a Obitec e o TagusValley.