Detetar uma overdose de heroína? Há uma app para isso

Uma equipa de investigadores da Universidade de Washington criou a Second Chance: uma app que ajuda médicos e equipas de socorro a detetar se determinada pessoa tomou uma overdose de opioides, através da monitorização do hálito.
A Second Chance é uma app que transforma o telemóvel de médicos e socorristas num aparelho sonar, capaz de analisar o hálito do paciente através do microfone e altifalante. A aplicação foi criada por uma equipa de cientistas da Universidade de Washington e ainda está numa fase inicial, tendo ainda de passar por vários testes antes de poder ser usada. Segundo a equipa, é possível detetar uma overdose de heroína em apenas alguns minutos. Também pela positiva, a aplicação não guarda qualquer registo das monitorizações feitas e não pede permissões para aceder à câmara do telefone.
Num dos estudos, foram analisados 194 participantes que tomaram heroína, morfina ou outras substâncias, numa instalação controlada, em Vancouver e dois deles tiveram mesmo de ser ressuscitados pelo staff médico presente. O sistema conseguiu identificar apneia com uma precisão de 97,7% e abrandamento da respiração com 89,3%. Ambos os sintomas podem denunciar uma potencial overdose, explica o Engadget.
As overdoses de opioides como analgésicos, heroína ou outras substâncias sintéticas são responsáveis por mais de 47 mil mortes em 2017 e por um prejuízo de 78,5 mil milhões de dólares só nos EUA.
A tecnologia por trás da Second Chance já está patenteada e aguarda aprovação do regulador dos EUA.
Relacionados
-
CES: Estão aí as fraldas inteligentes
A Monit apresentou um sensor que pode ser colocado na fralda de um bebé e envia alertas caso sejam detetadas fezes ou urina. O objetivo é evitar irritações e permitir uma resposta muito mais rápida.
-
Heathrow suspende partidas de voos durante duas horas devido a avistamento de drone
Os responsáveis pelo aeroporto de Heathrow decretaram a suspensão de todas as partidas de voos pelas 17h, devido a um avistamento de um drone. Duas horas depois, as operações foram retomadas.
-
TESS, o caça-planetas da NASA acaba de descobrir o terceiro exoplaneta em três meses
A NASA lançou o TESS há poucos meses, antes da Kepler ficar sem combustível. O novo caça-planetas acaba de encontrar um terceiro exoplaneta a 53 anos-luz de distância da Terra. O novo planeta tem três vezes o tamanho da Terra e uma temperatura ambiente de 150 graus centígrados.
-
CES: Roland apresenta piano que funciona com a Alexa
A Roland mostrou uma nova versão do GO:PIANO com a assistente Alexa que reconhece comandos de voz e oferece funcionalidades mãos-livres.
Em destaque na Homepage
-
Fortnite não volta à loja de apps da Google se não aceitar dar 30% das vendas
10.12.2019 às 11h24
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
EUA: Tesla bate em carro da polícia quando estava em modo de Autopilot
10.12.2019 às 10h16
-
-
-
-
-
-
-
-
Comentários