exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Software

Google aplica Material Theme à app Gmail para Android e iOS

A Google atualizou a aplicação do Gmail para Android e iOS com um tema seguindo o Material Theme, aplicado já noutras soluções. A nova versão com alterações maioritariamente estéticas começa a ser lançada hoje.

  • 333

Exame Informática

O Material Design surgiu em 2014 e agora é conhecido por Material Theme. O novo design destaca-se por ser essencialmente branco e sem cores muito arrojadas. A nova estética começou a ser aplicada em vários serviços no ano passado e agora é a vez da app Gmail para o Android e iOS. Um botão no canto inferior direito, com um sinal de + colorido, permite começar a criar um novo email, a opção para alternar entre contas no topo e a barra de pesquisa no topo ser branca são as primeiras alterações que se notam na nova app. A Google usou a fonte Google Sans também nesta app

Em termos de funcionalidades, os anexos nas mensagens vão passar a incluir previsualizações para se perceber melhor e mais rapidamente o que está em cada ficheiro. Os grandes alertas de phishin a vermelho vão também passar a ser visíveis na app, explica o Engadget.

A alteração para um ecrã maioritariamente a branco não deixa de ser irónica por surgir pouco tempo depois de a Google ter encorajado os programadores a optarem por dark modes para diminuir a utilização de bateria.

A nova versão deve chegar a todos os utilizadores nas próximas semanas.