exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Software

Versão beta do Android Q chega aos telefones Pixel: conheça as novidades

A Google já disponibilizou, em fase beta, a próxima versão do sistema operativo móvel Android. Para já, a Q está apenas ao alcance dos detentores de telefones Pixel.

  • 333

Exame Informática

O Android Q está prestes a chegar e, nesta fase, os utilizadores com telefones Pixel já podem instalar a versão beta. Além disso, a Google lançou ainda um SDK para os programadores. Entre as novidades, a gigante tecnológica promete várias funcionalidades ligadas à privacidade e segurança, além de um arranque de apps mais rápido e suporte a equipamentos com ecrãs que se dobram, noticia a Cnet.

Os programadores vão poder definir como as suas apps vão aparecer nos telefones com ecrã que se dobram, desde como é que as imagens e textos são redimensionados até ao silenciamento quando não estão em uso. A nova versão do sistema operativo móvel traz o suporte a HDR10+ e ao codec de vídeo AV1, que permite maior qualidade de streaming e menor consumo de largura de banda. Outra melhoria trazida com o Q tem a ver com a conectividade para dispositivos da Internet das Coisas, ajudando a fazer uma melhor gestão dos aparelhos conectados.

Em termos de segurança e privacidade, há um maior controlo sobre as apps e sobre os ficheiros partilhados a que estas têm acesso e também sobre a forma como a partilha de localização funciona. O Android Q fornece maior suporte para métodos de autenticação passiva como face ID e define fluxos específicos para autenticação explícita e implícita, com TLS 1.3 que a Google promete ligações seguras até 40% mais rápidas do que com TLS 1.2.

Ainda não há qualquer data sobre quando é que a próxima versão do Android vai ser lançada para todos os utilizadores e telefones compatíveis.

  • 333