exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Software

iOS 13: mais (e melhor) multitasking e "dark mode" entre as principais novidades

A atualização do sistema operativo da Apple deverá ser apresentada na Wordwide Developers Conference (WWDC) a 3 de junho,na qual serão reveladas algumas opções que otimizam o multitasking e o dark mode

  • 333

Francisco Garcia

No próximo dia 3 de junho são esperadas algumas novidades por parte da Apple, que pode estar prestes a revelar a nova versão do seu sistema operativo, o iOS 13, durante a conferência anual Worldwide Developers Conference. A 9to5Mac avança que a gigante tecnológica californiana pode anunciar opções novas, entre as quais: “dark mode”, multitasking, melhorias no Safari, e-mail mais inteligente, uma nova opção de controlo de volume HUD e será inserida a opção de “undo”, ou em português “retroceder” ou "anular".

Em primeiro lugar, o “Dark Mode”, que pode estar finalmente a chegar ao iPhone e iPad com o iOS 13. O sistema poderá ser ativado nas definições e vai incluir uma versão de alto contraste, semelhante à que está disponível no macOS.

Com a nova atualização, poder-se-á ter várias janelas abertas e alternar entre elas através de um swipe para libertar o ecrã. Será utilizado um sistema que permite agrupar as janelas em “cartões” e assim os utilizadores podem amontoá-los e organizá-los, consoante a ordem de prioridade.

A introdução da opção “undo”, será mais uma das grandes novidades com o iOS 13, que chegará aos iPhone e iPad. O gesto para retroceder consistirá no toque com três dedos na zona do teclado e um deslizar para a esquerda e para a direita permitirá ao utilizador fazer “undo” ou repor o que tinha de forma interativa – haverá um tutorial que aparecerá automaticamente quando o teclado for utilizado pela primeira vez, que ensinará a utilizar esta nova opção.

Quanto à app do e-mail, vão ser introduzidas novas características que a tornam capaz de organizar melhor as mensagens por categoria (marketing, compras, viagens, “sem importância”, entre outras), permitindo uma pesquisa mais intuitiva.

Por fim, o iOS 13 pode incluir ainda alterações na Reminders app, melhorias na opção “Hey Siri” e no suporte linguístico para o teclado, e a possibilidade de usar a autenticação por impressão digital em mais apps.

  • 333