exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Software

Dark mode nativo a partir do Android Q

A Google anunciou, entre outras novidades no sistema operativo móvel, que o Android Q vai ter um modo dark nativo, que permite otimizar o consumo de bateria e que causa menos fadiga nos olhos.

  • 333

Exame Informática

As normas gráficas da Google para developers já incluiam recomendações sobre a utilização de temas mais escuros e, nos últimos tempos, foram surgindo cada vez mais rumores de que a Google se preparava para estrear um dark mode no próprio Android.

A empresa foi colocando este modo nas versões de teste, para o retirar na versão final do sistema operativo. O Android Q será o primeiro a ter este modo de origem, segundo Stephanie Cuthbertson, da Google, durante a apresentação na conferência I/O.

A poupança de bateria acontece apenas nos ecrãs OLED, onde a utilização de cores mais escuras significa que menos pixeis têm de ser iluminados, lembra o ExtremeTech. Este modo está disponível já na versão beta do sistema operativo, mas só poderemos perceber o efeito completo quando os developers ajustarem também as suas aplicações para que possam entrar em dark mode quando o sistema operativo o fizer.

Durante a demonstração, a Google mostrou como ficam o Twitter ou o Google Photos neste modo. No entanto, nem sequer todas as aplicações da Google estão ainda prontas a funcionar em dark mode para já.

A versão final do sistema operativo móvel deve chegar aos primeiros telefones durante o outono.

  • 333