exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Software

Windows mais antigos vão ter atualização para corrigir nova vulnerabilidade como WannaCry

A Microsoft terminou o suporte ao Windows XP, mas nem por isso as empresas deixaram de usar o sistema

A Microsoft anunciou que já lançou atualizações para versões antigas do Windows, incluindo o XP, que visam sanar uma nova falha que foi revelada por investigadores de segurança e que se assemelha ao WannaCry.

  • 333

Exame Informática

A Microsoft relembra que não foram detetadas evidências de que a falha já estivesse a ser explorada para conduzir ataques. Ainda assim, a empresa preparou e lançou atualizações para uma vulnerabilidade no Remote Desktop Services (ou Terminal Services). Esta falha, se explorada, permite que malware se espalhe de computador para computador, na mesma rede, sem qualquer intervenção do utilizador. O bug está presente no Windows 7, Windows Server 2008 R2 e outras versões anteriores.

O Engadget avança que foram preparadas patches para Windows XP e para Windows Server 2003, ainda que a Microsoft já não suporte oficialmente estas versões mais antigas. A empresa de Redmond considera «altamente provável» que hackers criem ataques que explorem esta falha, apesar de ainda não haver provas de que já o estejam a fazer.

Este esforço da Microsoft só será relevante se as grandes empresas e organismos públicos, onde geralmente se encontram PCs mais antigos, concordarem em atualizar os sistemas operativos.

  • 333