exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Software

iOS 13 mostra num mapa onde as apps guardaram localização do utilizador

9to5Mac

9to5Mac

Os utilizadores estão cada vez mais cientes da sua privacidade e interessados em saber que dados seus estão a ser recolhidos. O iOS 13 mostra, num mapa, que localizações é que as apps vão guardar do utilizador.

  • 333

Exame Informática

No iOS 13, quando uma aplicação pede para guardar dados sobre a localização, o utilizador vai ver num mapa exatamente quais as localizações que foram guardadas. A informação num mapa não vai aparecer só numa primeira vez, como será um pop up recorrente caso a aplicação esteja a guardar a localização durante muito tempo ou por várias vezes. O utilizador, segundo o 9to5Mac, vai ter a opção de definir se quer que a aplicação tenha acesso à localização só quando a está a usar ou sempre. Há ainda uma terceira hipótese, a de permitir o acesso apenas uma vez.

Num cenário em que partilhamos, ou somos forçados a partilhar, cada vez mais dados e estamos reticentes em fazê-lo, é útil que o sistema operativo móvel indique claramente onde é que a informação de localização está a ser guardada e onde pode ser desativada.

  • 333