exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Software

Apple desativa app que permitia ouvir conversas dos iPhones de outras pessoas

Foto: Przemyslaw Marczynski / Unsplash

Aplicação do Apple Watch vai continuar instalada nos equipamentos, mas não vai funcionar. Decisão é temporária, enquanto a empresa trabalha numa solução para uma vulnerabilidade encontrada.

  • 333

A Apple decidiu desativar a aplicação Walkie Talkie em todos os seus relógios inteligentes, devido a uma falha de segurança que permitia aos utilizadores ouvirem conversas de outras pessoas através dos seus iPhones. A informação é avançada pela publicação TechCrunch.

A aplicação Walkie Talkie permite que dois utilizadores, após a aceitação de um convite, partilhem mensagem de voz entre si. Acontece que devido a uma vulnerabilidade – que não foi especificada –, era possível aceder ao iPhone dessas pessoas para ouvir as suas conversas e sem elas saberem.

A Apple reconhece o problema e diz que está a trabalhar numa solução para corrigir a vulnerabilidade. A gigante norte-americana optou por desativar por completo as funcionalidades da aplicação Walkie Talkie enquanto não tem uma atualização pronta.

Isto significa que a app vai continuar instalada nos relógios dos utilizadores, mas não vai funcionar. «Pedimos desculpa aos nossos clientes pela inconveniência e vamos restaurar a funcionalidade o quanto antes», lê-se na resposta oficial da marca da maçã. A empresa adiantou ainda que não tem conhecimento de casos nos quais esta vulnerabilidade tenha sido explorada.

Segundo valores da empresa de análise Strategy Analytics, a Apple vendeu 22,5 milhões de relógios inteligentes em 2018, metade de todos os smartwatches vendidos nesse ano.

  • 333