exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Software

Coreia do Norte cria software de propaganda política

George Pachantouris - Getty Images

Desenvolvido por programadores ao serviço do regime, este software é uma espécie de enciclopédia que agrega vários textos e histórias do fundador do país e dos líderes que ajudaram à construção do Estado norte-coreano

  • 333

Francisco JM Garcia

O governo norte-coreano desenvolveu um software programado para transmitir a ideologia do regime a trabalhadores e a membros do partido. Chama-se Chongseo 1.0 e, segundo a BBC, este software contém escrituras de Kim Il-sung, fundador do país, e do seu filho Kim Jong-il, o anterior chefe de Estado. O canal britânico explica que se trata de uma espécie de livro eletrónico do tipo enciclopédia que compila alguns dos trabalhos e histórias dos chefes de estado norte-coreanos, bem como algum do material escrito por Kim Jong-un, o atual líder do país.

O programa está preparado para correr em diferentes aparelhos e sistemas operativos, inclusive em Windows e no Red Star, o sistema criado pelos programadores ao serviço do governo, que usaram por base o Linux. A BBC afirma que os programadores estão já a preparar a segunda versão do software, que se vai chamar (sem surpresa) Chongseo 2.0 e adicionar-lhe mais funções, tais como gravações de voz dos chefes de Estado.

O que levou o governo norte-coreano a dar um passo no “caminho da tecnologia”? A BBC explica que este programa faz parte de uma iniciativa para celebrar o aniversário da morte de Kim Il-sung e para “combater” as influências exteriores.

O órgão inglês afirma que a Coreia do Norte tem vindo a produzir os seus próprios smartphones a partir de materiais produzidos na China, sendo que alguns têm já acesso a Wi-Fi, conseguem ser carregados sem fios e utilizam tecnologia de reconhecimento facial. Ao todo, atualmente existem cerca de seis milhões de telemóveis no país.

  • 333