exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Software

Está a circular novo malware que se faz passar por app da Google

Bill Hinton - Getty Images

A ameaça foi sinalizada pela Check Point Research, uma empresa de cibersegurança, que a apelidou de “Agent Smith” por ser um malware que atua silenciosamente

  • 333

Francisco JM Garcia

Anda a circular um novo malware que já tem no currículo um total de 25 milhões de dispositivos móveis, ao fazer-se passar por uma aplicação da família Google. O malware aproveita-se das vulnerabilidades dos sistemas operativos Android e substitui automaticamente apps instaladas no smartphone por versões maliciosas, sem que o utilizador se aperceba.

O alerta foi dado pela Check Point Research, uma empresa que se dedica à criação de softwares de cibersegurança, que indica que só na Índia foram detetados 15 milhões de dispositivos. É mais conhecido por “Agent Smith” e mostra anúncios fraudulentos com objetivo se aproveitar de utilizadores desprevenidos.

«Este malware ataca as aplicações já instaladas pelo utilizador de forma silenciosa, tornando-se um desafio maior para os utilizadores de Android combaterem este tipo de ameaças», contou Jonathan Shimonovich, responsável das ameaças contra smartphones da CheckPoint.

Shimonovich explica que a prevenção de ameaças avançada e uma abordagem que dá prioridade à profilaxia e à salvaguardar dos ativos digitais «é a melhor proteção para ataques de mobile malware invasivo como o “Agent Smith”. Adicionalmente, os utilizadores devem somente fazer o download de apps de lojas de confiança de modo a mitigar o risco de infeção por certas lojas não oficiais não terem todas as medidas de segurança necessárias para bloquear o carregamento de apps de adware».

O problema surgiu originalmente na 9Apps, uma espécie de app store direcionada para o mercado Hindi, Árabe, Russo e Indonésio, tendo feito o maior número de vítimas nos mesmo países. A Check Point Research afirma que a ameaça chegou também ao Reino Unido, Estados Unidos e Austrália.

  • 333