exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Software

Google revela cinco falhas no iMessage da Apple

Lintao Zhang - Getty Images

A equipa de investigadores Google Zero dedica-se a encontrar erros de software que possam comprometer a segurança dos utilizadores e seus dispositivos

  • 333

Francisco JM Garcia

Uma equipa de investigadores da Google dedicada a encontrar erros de software, que dá pelo nome de Google Zero, divulgou cinco erros no serviço de mensagens instantâneas iMessage, da Apple. Segundo os investigadores, as falhas tornam os equipamentos da Apple menos seguros contra ciberataques. Num dos casos, os investigadores aconselham mesmo a apagar toda a informação dos iPhones, sendo essa a única forma de recuperar o dispositivo.

A equipa do Project Zero foi constituída em julho de 2014 com o objetivo de revelar algumas vulnerabilidades tecnológicas que, até à data, não estavam tratadas. Desde que foi lançado, o projeto já alertou para vários problemas nos códigos de de serviços de Microsoft, Facebook e Samsung.

De acordo com a BBC, a Apple resolveu estes bugs na semana passada, embora os investigadores tenham encontrado um sexto problema que afeta o sistema operativo e que ainda não foi solucionado. Ao canal inglês, Alan Woodward, especialista em cibersegurança e professor na Universidade de Surrey, contou que este é um problema «fora do vulgar», sublinhando que «dada a boa reputação da equipa da Google Zero é melhor dar-se conta da ocorrência.»

Embora a Apple não tenha comentado os problemas apontados pela equipa de investigadores da Google, recomendou que todos os utilizadores instalassem a nova versão do iOS para prevenir os problemas em causa.

  • 333