exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Software

Nova falha afeta computadores com processadores Intel produzidos desde 2012

Bill Hinton - Getty Images

Chama-se SWAPGSAttack e quebra as defesas do sistema operativo Windows, permitindo aos hackers acederem à memória e controlarem a atividade do computador

  • 333

Francisco JM Garcia

Foi descoberta uma nova ameaça que pode afetar os computadores com sistema operativo Windows que usem processadores Intel construídos desde 2012. Estes ataques de canal lateral permitem aos hackers passar as defesas do sistema e acederam a informação na memória kernel, sem deixar qualquer rasto.

O bug foi apelidado de SWAPGSAttack e descoberto por um grupo de investigadores da Bitdefender, uma empresa de soluções de cibersegurança, enquanto analisavam arquiteturas de CPU.

Embora a empresa de cibersegurança afirme que esta ameaça ataca apenas chips da Intel, a Red Hat e a Microsoft afirmam que a ameaça provem de uma variante de um ataque feito através da vulnerabilidade Spectre, que afeta igualmente processadores da ARM e AMD.

De acordo com a Zdnet, os investigadores da Bitdefender avisaram já a Microsoft e a Intel, para que as empresas possam criar uma atualização de software para combater esta ameaça.

  • 333