exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Software

EMUI 10: as novidades da interface gráfica que a Huawei vai lançar

Melhorias no Dark Mode e no controlo dos gestos estão entre os grandes destaques. Descubra mais no nosso vídeo hands-on

  • 333

Paulo Matos, em Dongguan

A Huawei deu a conhecer, na HDC2019, as principais novidades da próxima versão da EMUI, a interface gráfica com a marca personaliza o Android que corre nos seus dispositivos móveis. Assim, para a EMUI 10, a filosofia seguida pela fabricante chinesa é “Beyond the beauty” (“Para além da beleza", em tradução livre), ou seja, a preocupação dos designers foi não só a estética como o conforto da experiência de utilização.

A organização do design inspira-se no layout das revistas, o que significa que há zonas com cabeçalhos maiores e mais espaços em branco para “respirar”. Além disso, a cor das letras/números do relógio com a data presente no ecrã de bloqueio passa a variar consoante a hora do dia, tal como a respetiva luminosidade.

O azul e o branco continuam a dominar a EMUI, com os elementos de pequena dimensão a apresentarem tons com maior saturação e o inverso a aplicar-se grandes blocos. O design dos ícones foram otimizados e passa a ver ícone adaptativos, ou seja, tanto podem ser circulares como quadrados. Além disso, a predefinição passa a ser 4 ícones por linha (em vez dos habituais 5), embora o utilizador possa personalizar este parâmetro.

O Modo Escuro ou Dark Mode também foi alvo de melhorias a nível de conforto e legibilidade para as apps nativas e a Huawei, sendo que a marca consegue igualmente aplicar algumas dessas melhorias a aplicações de terceiros. O controlo de gestos foi refinado e as animações estão mais fluídas para, por exemplo, transmitir a sensação de peso consoante a maior ou menor pressão que o utilizador coloca sobre os ícones do ecrã. No menu das Definições, as opções foram reorganizadas para colocar as mais utilizadas (como o Wi-Fi) nas primeiras posições.

Pode ver a versão beta do EMUI 10 a funcionar no vídeo que fizemos na zona de experimentação.

  • 333