exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Software

Huawei prepara serviço rival do Google Maps

Foto: Wang Zhao / Getty Images

Informação foi confirmada por executivo da empresa chinesa. Gigante russa Yandex é um dos parceiros

  • 333

A Huawei está a criar uma plataforma que pode dar origem a vários serviços alternativos ao Google Maps. O serviço, que por agora é conhecido como Map Kit, vai ser apresentado já em outubro e é mais uma tentativa da gigante chinesa de “cortar” a dependência relativamente aos produtos e serviços de origem norte-americana.

Segundo a publicação China Daily, o serviço da Huawei não vai ser direcionado para os utilizadores finais, mas sim para empresas e programadores que queiram criar aplicações a partir da plataforma.

Quando for lançado, o serviço vai estar disponível em 40 idiomas e vai ter dados de 150 países. A empresa russa Yandex e a americana Booking Holdings estarão entre os parceiros da Huawei neste novo projeto.

O Huawei Map Kit vai ter informações de trânsito em tempo real, um sistema de navegação capaz de reconhecer mudança de via de rodagem e também sinalizações em realidade aumentada. De acordo com Zhang Pingan, presidente dos serviços cloud do segmento de consumo da Huawei, mais de 50% das aplicações móveis têm funcionalidades relacionadas com a geolocalização, o que sublinha a importância de ter um serviço neste segmento.

A decisão de apostar numa alternativa ao Google Maps aparece numa altura em que a relação da Huawei com as empresas americanas continua num impasse: apesar de o presidente dos EUA ter dado “luz verde” às empresas locais para fazerem negócio com a Huawei, é a própria empresa chinesa quem diz que em muitos casos, incluindo o da Google, a situação não está ainda desbloqueada.

No caso específico da Google, a Huawei já criou uma alternativa ao sistema operativo Android – e que a Exame Informática foi conhecer em primeira mão – e diz estar pronta a fazer a implementação do software em «dois ou três dias».

  • 333