exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Software

Google Assistant já fala português de Portugal

Ferramenta permite enviar SMS e iniciar chamadas através de comandos de voz, responde a questões dos utilizadores e também permite reproduzir conteúdos multimédia em aplicações específicas.

  • 333

A espera acabou: o Google Assistant, o assistente de voz da gigante norte-americana, já fala português de Portugal. A Exame Informática conseguiu testar com sucesso, em três dispositivos móveis, comandos de voz com o Google Assistant em português de Portugal, mas o assistente continua a não estar acessível na maioria dos dispositivos que testámos.

Experimentámos, por exemplo, na coluna inteligente Google Home e, apesar de a opção português de Portugal já surgir nas definições, a verdade é que este modo ainda não está a funcionar na coluna.

Isto significa que apesar de ainda não ter sido lançado de forma massificada, a adaptação do assistente para português de Portugal está muito perto de estar concluída e o lançamento deverá acontecer em breve. Pode ver uma demonstração do assistente a falar português no resumo semanal que a Exame Informática fez esta sexta-feira.

Assim que está disponível, os utilizadores apenas precisam de pressionar o botão de início do sistema operativo Android para “acordar” o assistente. O microfone fica de imediato ativo para ouvir o pedido do utilizador. É possível enviar enviar mensagens de texto através de voz, fazer chamadas, definir um temporizador ou pedir ao assistente para reproduzir uma música em específico ou perguntar sobre quais os restaurantes mais próximos ou a temperatura de uma cidade específica.

Dos testes já feitos pela Exame Informática, o assistente apresenta uma grande taxa de eficácia no reconhecimento de palavras – incluindo termos menos comuns como «bandalho» e «otorrinolaringologista» – e a dicção das palavras também é, na sua maioria, bem feita.

De recordar que o Google Assistant já estava disponível em português de Portugal na versão de interação por texto e já falava português do Brasil.

  • 333