exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Software

Chrome vai usar IA para descrever imagens a utilizadores com dificuldades visuais

Foto: Getty Images

A Google quer contribuir para uma utilização da Internet mais inclusiva e está a trabalhar na funcionalidade do Chrome para reconhecimento e descrição de imagens, com recurso à tecnologia do Google Lens.

  • 333

Exame Informática

A gestora da Google que tem a seu cargo o programa de Acessibilidade, Laura Allen, tem dificuldades visuais e contextualiza que existem milhões e milhões de imagens sem a correta configuração para poderem ser “vistas” pelos leitores de ecrã ou nos ecrãs com Braille. Há sites que chegam a apresentar uma longa cadeia de números que é o nome do ficheiro. Agora, a Google quer contribuir para uma navegação mais inclusiva, adaptando tecnologia do Google Lens para o Chrome e criando a possibilidade de as imagens serem reconhecidas e descritas pelo próprio browser. Esta tecnologia tem capacidade de reconhecimento para milhares de milhões de imagens.

De acordo com o TechSpot, as imagens “traduzidas” pelo sistema de IA vão ter uma descrição que começa com a expressão «Parece ser», de forma a que os utilizadores percebam que o que estão a ouvir é uma descrição gerada pelo sistema e não parte do texto.

A funcionalidade está disponível a partir da opção Acessibilidade do Chrome, nas Definições do navegador e apenas para os utilizadores que tenham leitores de ecrã ou ecrãs Braille.

  • 333