exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Software

Google Assistant lançado oficialmente com português europeu

Assistente digital da Google está disponível em smartphones Android e iOS. Continua a não estar disponível na coluna inteligente Google Home

  • 333

A Google anunciou a chegada oficial do Google Assistant a Portugal nesta quinta-feira. Em comunicado, a Google adianta que o assistente é compatível com todos dispositivos com a versão Marshmallow (número 6) ou superior do Android e também com equipamentos iOS, bastando para isso descarregar a aplicação na loja oficial do iPhone.

«Com o Assistente do Google, o utilizador passa a ter um verdadeiro assistente pessoal à distância de um toque. Precisa de saber como se diz "Bom dia" em alemão ou encontrar uma pizzaria perto do local onde se encontra? Basta pedir ajuda ao Assistente do Google e terá todas as suas questões esclarecidas», detalha a Google.

Existem duas formas para ativar o Google Assistant: usando o comando de voz «Ok Google» ou pressionando o botão de início nos smartphones.

A Exame Informática já tinha avançado em primeira mão, no final de setembro, que o assistente da tecnológica norte-americana já falava e percebia português de Portugal – pois a versão português do Brasil já estava disponível há mais tempo.

Apesar deste lançamento, quem tiver uma coluna da família Google Home ainda não vai ter o assistente disponível neste formato, motivo pelo qual o lançamento do Assistant não é acompanhado da disponibilização da venda de colunas inteligentes no mercado português.

Ficam aqui algumas tarefas que poderá realizar com a ajuda do Google Assistant:

- Enviar SMS / Fazer chamadas
- Pedir informações (trânsito, meteorologia, restaurantes)
- Encontrar receitas
- Configurar temporizadores
- Ver informações nutricionais de alimentos
- Definir alarmes / Criar lembretes
- Ver curiosidades
- Pedir para contar uma anedota
- Controlar gadgets compatíveis com o Assistant
- Fazer traduções

  • 333